quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Como extrair ouro dos seus processadores velhos? Aviso: não é tarefa simples...

Experimento é bastante complexo e demora cerca de duas semanas, além de envolver o uso de produtos químicos super perigosos





Para quem não sabe, boa parte dos contatos e soldas de processadores e outros componentes eletrônicos são feitos em ouro e prata, já que ambos os metais apresentam uma alta duração e resistência. Se você tem algum aparelho velho, especialmente CPUs, e for muito ambicioso, fique atento: já é possível fazer a extração de ouro dessas estruturas.

O site Tom's Hardware postou uma sequência de imagens que mostram os passos necessários para se retirar o metal dourado de processadores inutilizados. Mas a "receita" não é para qualquer um: o procedimento é bem complexo e quase todas as etapas envolvem o uso de produtos químicos perigosos.

A primeira parte envolve os chips das máquinas velhas, que devem ser colocados em um banho de ácido nítrico. Após alguns minutos, a solução deve adquirir uma coloração mais escura devido ao cobre dissolvido. Depois de uma semana, o resultado da experiência ficará totalmente azul, contendo a prata e o cobre, mas ainda vai precisar de mais alguns dias em uma solução de ácido clorídico e zinco, antes que o metal prateado possa ser filtrado.

O produto filtrado pode ser derretido com um maçarico de butano, resultando numa pequena moeda de prata que, naturalmente, não é 100% pura. Já para coletar o ouro, ainda é preciso deixar os processadores em uma solução de ácido hidroclorídico e peróxido de hidrogênio.

Passadas algumas horas, os pequenos fios de ouro começam a aparecer, quando já será possível filtrar a solução para se recuperar o metal dourado. O resultado filtrado é outra solução amarela com ouro. No entanto, ainda é necessário mais alguns processos de separação que envolvem produtos perigosos, antes que um minúsculo material em forma de bola apareça.

Feito tudo isso, o resultado final tem menos de três milímetros e não deve pesar mais que alguns gramas. Por todo esse trabalho e gastos com tantos componentes químicos, é questionável se vale mesmo a pena extrair tão pouco ouro de uma grande quantidade de processadores. De qualquer forma, a dica está aí e vale pela curiosidade!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário