domingo, 30 de outubro de 2011

Barbie tatuada gera polêmica nos Estados Unidos

Boneca tem tattoos no pescoço e é item de colecionador. Pais acham que ela pode influenciar crianças

   Divulgação
Você daria uma boneca tatuada para a sua filha? Nos EUA, uma Barbiecom tattoos no pescoço e corte de cabelo moderno estava sendo comercializada como item de colecionador por U$ 50 (cerca de R$ 90). Mas hoje (20) o site da empresa anunciou que o item está esgotado. A boneca é uma parceria com a tokidoki, marca italiana que faz acessórios de moda, brinquedos de vinil, relógios, maquiagem e skate. 

A discussão gera em torno da possibilidade de que as crianças pedirem para fazertatuagens depois de ver a barbie. A Mattel, fabricante da boneca, ressalta que a barbie tatuada é um item de colecionador e destinada para adultos. A barbie sequer vai ser comercializada para as crianças, garante a empresa. Ainda assim, segundo informações da ABC News, o brinquedo está causando polêmica entre os pais norte-americanos.

"As crianças buscam, naturalmente, por meio da brincadeira, vivenciar questões do mundo adulto", explica a psicóloga da clínica EDAC, de São Paulo, Katia Teixeira. Segundo ele, brincar de casinha, de médico, de mecânico, nada mais é do que representar. Com isso, na opinião da especialista, a boneca tatuada não seria capaz de influenciar tanto as crianças, como imaginam alguns pais. "Além disso, hoje a tatuagem já está enraizada na sociedade ocidetal", diz. "Até como forma de culto ao corpo.". Mas, se a sua família não aceita tatuagens, converse com a criança e explique quais são os valores de vocês.   

Agora, se você não se vê problema nisso, uma opção caso as crianças queiram brincar de fazer tattoos é oferecer a elas as tatuagens temporárias, que são feitas com canetinhas com tinta própria para a pele dos pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário