terça-feira, 22 de maio de 2012

Menina com paralisia cerebral fala as primeiras palavras com ajuda de computador

Britânica de cinco anos usou um sistema de reconhecimento de olhos em um laptop para falar "Eu te amo, mãe"


Lexie Cooper-Barnes

A britânica Lexis Cooper-Barnes, de cinco anos, sofre de paralisia cerebral e tem dificuldade para se comunicar com os pais e amigos de escola. Mas, com a ajuda de um computador com um sistema de reconhecimento de olhos, ela conseguiu dizer as suas primeiras palavras: "Eu te amo, mãe".

O sistema usado por Lexis é parecido com o que o físico Stephen Hawking usa. Ela olha para a tela e escolhe as palavras que quer falar. O aparelho custou £ 20 mil (aproximadamente R$ 60 mil) e, para levantar o dinheiro necessário para a compra do equipamento, os pais da garota organizaram eventos para receber doações.

A sua mãe, Charlene Barnes, ficou emocionada com as palavras ditas pela sua filha. "Foi emocionante vê-la tão animada por ter uma voz pela primeira vez e isso me deixou com lágrimas nos olhos", disse ao Daily Mail.

De acordo com os médicos que cuidam da menina, ela é bastante inteligente e sofre por não conseguir se comunicar. "É muito frustrante para ela. Os médicos estão impressionados com o caso. A resposta de todo mundo foi incrível e estamos agradecidos por ela conseguir se comunicar da forma como sempre quis", finalizou a mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário