sexta-feira, 18 de maio de 2012

Saiba como lidar com o ex-namorado no Facebook

Consultora em etiqueta diz que pega mal mudar status logo de cara.G1 publica reportagens sobre saias justas na rede social.



Cheguei à conclusão de que eu não estava curtindo a vida, e sim fazendo coisas em função dele. Como terapia pós-fim de namoro, decidi bloqueá-lo no Facebook"
Renato*, estudante
“Mesmo que você tenha terminado o relacionamento com muita raiva do outro, poupe a sua imagem e evite falar mal da pessoa”, aconselha Ligia Marques, consultora de etiqueta e autora do livro sobre comportamento em redes sociais “Etiqueta 3.0”. Ela lembra que o que é publicado nos sites sociais fica disponível em ferramentas de buscas posteriormente.



Felipe Neto, famoso por comentar situações do dia a dia em seu videolog, concorda: "Não precisa anunciar pro mundo inteiro que você está solteiro nem mudar o subnick pra ‘solteiro no Rio de Janeiro, parado em qualquer praia, sou solto em qualquer lugar... Calma". Assista no vídeo ao lado aos conselhos de Felipe.


O estudante Renato*, de 20 anos, de São Paulo, diz que entrou em crise depois que terminou seu namoro de mais de quatro anos em setembro de 2011. “Tudo o que eu via dos amigos dele no Facebook, eu achava que era uma provocação ou ficava pensando que ele estava curtindo e eu, sofrendo”, conta. Diante disso, o estudante disse que começou a ir a várias festas e colocar tudo no Facebook, com comentários provocativos


“Ele começou a ver e decidiu cancelar a assinatura das minhas atualizações, porque eu o estava magoando”, contou. “Isso me incomodou muito e cheguei à conclusão de que eu não estava curtindo a vida, e sim fazendo coisas em função dele. Como terapia pós-fim de namoro, decidi bloqueá-lo no Facebook”, explica.
Mudança de status


Para Ligia, o ideal é esperar cerca de uma semana para alterar o status para “solteiro”, em consideração à pessoa. Feito isso, “não comente, não dê detalhes do ocorrido e não arme barracos on-line”, aconselha a consultora.


Conselhos de Felipe


Outro problema para quem termina namoros é ter de lidar com a quantidade de fotos que colocou no Facebook ao lado do companheiro –ou mesmo imagens que seus amigos publicaram e nas quais marcaram o ex-casal. “As fotos que eu tinha com ele continuam lá. Depois que a gente terminou, adicionaram uma foto nossa e nos marcaram, mas, como eu havia bloqueado, não vi os comentários”, afirma Renato. É possível apagar os "rastros" do namoro na linha do tempo e em fotos: veja abaixo o passo a passo, com as dicas do colunista do G1 Ronaldo Prass.
A consultora Ligia explica que ninguém é obrigado a ficar vendo os ex em seus álbuns ou tê-lo na rede social, mas a decisão é pessoal. “O importante é entender que essa escolha não precisa e não deve ser compartilhada com ninguém”, conta ela, citando o exemplo de pessoas que postam algo como “Deletei todas as fotos daquele canalha hoje”.


E usar a rede social para terminar um relacionamento tampouco pega bem, lembra a consultora em etiqueta. “As pessoas merecem um pouco de consideração. Devemos terminar o relacionamento pessoalmente”, aconselha.


*O nome completo do entrevistado foi omitido na reportagem a pedido dele

DICAS PARA LIDAR COM O(A) EX NO FACEBOOK

Como mudar seu status de relacionamento





Vá até o seu perfil e clique no menuSobre, que trará mais informações que você disponibilizou ao Facebook. Na tela que é aberta, procure a seção Informações Básicas. Clique em editar e, em seguida, localize a caixa Status de relacionamento. Por fim, escolha o status que mais lhe agrada.

Como desmarcar fotos





Acesse o álbum em que estão as fotos em que você marcou o seu ex-namorado e você. Clique em Editar.As fotos serão abertas e serão exibidas as pessoas marcas em cada imagem. Para desmarcar uma pessoa, clique no X que aparece ao lado do nome dela embaixo da foto.




Se a marcação foi feita em uma foto que não foi colocada por você, vá até a foto e selecione Opções (na parte inferior). Dentro do menu Opções, escolha Denunciar/Removermarcação. Será aberta uma nova tela, por meio da qual o poderá remover a marcação da foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário