terça-feira, 29 de novembro de 2011

Finlandeses criam sistema que reduz em até 65% o consumo de bateria do celular

Processo é baseado em um proxy com diferentes configurações que reduzem o uso de energia dos aparelhos



Bateria Smartphone

As novidades para a criação de baterias mais duráveis parecem não ter fim. Desta vez, pesquisadores da Universidade de Aalto (Finlândia) criaram um proxy de rede que pode cortar em até 65% o consumo de energia nos smartphones com tecnologia 3G. As informações são do sitePhysorg.

O processo para reduzir a utilização de energia é simples. Os cientistas idealizaram uma solução baseada em proxy que configura um fluxo de áudio em rajadas antes de transmitir o tráfego de dados para o celular. A diferença é que o proxy usado vem com diferentes configurações para acesso a WLAN, o que reduz de 30% até 65% o uso de bateria - dependendo da taxa de fluxo de áudio, localização do proxy e quantidade de informações travegadas. No caso do 3G, a eficácia varia dependendo do modelo do telefone e da operadora.

De acordo com Manner Jukka, professor da Universidade de Aalto, um estudo publicado na conferência científica Africomm 2011 examinou o uso da internet em três países do Leste Africano, sendo eles Tanzânia, Uganda e Quênia. O objetivo é desenvolver soluções de poupar a energia de smartphones e popularizar esse tipo de aparelho em países subdesenvolvidos, onde os serviços de internet móvel ainda enfrentam dificuldades - tanto na transmissão de sinal quanto em valores de venda.

Além disso, outra função seria encontrar formas de utilizar cada vez menos energia dos telefones inteligentes, já que a maioria desses dispositivos não possui grande duração de bateria.

"Esta nova solução é valiosa para países em desenvolvimento, pois fornece acesso à internet de uma maneira muito mais eficaz e para um número maior de pessoas. No momento, apenas uma pequena porcentagem tem acesso à web a partir de uma conexão sem fio, mas 90% da população africana, por exemplo, vive em áreas de cobertura de telefonia móvel, o que possibilita a utilização dos celulares", explica Jukka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário